Como utilizar o CPANEL

Como usar o Gerenciador de arquivos cPanel

Neste tutorial você aprenderá as funções e os recursos básicos do Gerenciador de Arquivos implementado pelo cPanel. É muito importante aprender a usá-lo uma vez que fornece gerenciamento completo de arquivos e pastas do seu site.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Acesso ao cPanel da sua conta de hospedagem.

Passo 1 — Localizando o Gerenciador de Arquivos.

Comece por iniciar sessão no seu cPanel e siga estes passos simples:

  1. Você deve ser capaz de ver o Gerenciador de Arquivos imediatamente após a abertura do cPanel. Se não, você pode usar a função de busca do cPanel, como é apresentado na seguinte imagem:

 

Search bar

  1. Depois de abrir o Gerenciador de Arquivos, você deverá ver esta nova janela aparecer


File Manager

Nas etapas a seguir, explicaremos todos os recursos do Gerenciador de Arquivos que serão marcados nas capturas de tela fornecidas com retângulos e setas, portanto, lembre-se de que, por exemplo, se a explicação se refere a um determinado número, verifique a captura de tela para Ver qual retângulo ou seta esse número representa.

Passo 2 — Navegando no Gerenciador de Arquivos

File Manager

Primeiro de tudo, você deve aprender como navegar corretamente no Gerenciador de Arquivos. Marcados pelos números 5 e 6 são os campos mais importantes para a navegação. Dê uma olhada no n º 5, aqui você pode ver a lista de pastas apenas. Se você deseja acessar uma determinada pasta no Gerenciador de Arquivos, é melhor simplesmente clicar nele nesse campo (Nº 5). Observe um pequeno ícone de mais ao lado de uma pasta. Depois de clicar nele, as subpastas dessa pasta serão mostradas (observe a pasta de logs, que não tem o ícone de mais, isso significa que esta pasta não tem nenhuma subpasta nele). Depois de clicar em uma determinada pasta no campo nº 5, um campo nº 6 mudará e mostrará o conteúdo exato dessa pasta. Neste tutorial, estaremos fazendo alterações APENAS com o conteúdo da pasta public_html. Todas as pastas restantes são principalmente pastas de sistema necessárias para cPanel e seus recursos para funcionar corretamente, de modo que todas as pastas, exceto para public_html devem permanecer intocadas. Basicamente, você deve usar a lista à esquerda (No. 5) para navegar entre pastas e lista à direita (No. 6) para gerenciar os arquivos. Você pode navegar entre as pastas clicando duas vezes na pasta no campo direito também, mas isso não é o mais conveniente.

File Manager

No campo nº 3, você pode escrever um caminho completo para uma determinada pasta e ele será imediatamente exibido para você depois de clicar em Ir.

File Manager

Outro campo importante, relacionado à navegação, é o No. 7. Aqui está uma lista de funções neste campo:

  • Home – Mostra imediatamente a pasta principal do Home.
  • Up One Level – Subida exatamente um nível na hierarquia de pastas. Por exemplo, se você estiver navegando na pasta public_html, clique nela para voltar para a pasta Home, que é um nível acima da pasta public_html.
  • Voltar / Avançar – Funciona como navegador para trás / para a frente em qualquer navegador de Internet. Você pode voltar à página anterior que estava antes de chegar ao atual ou ir para a página que estava antes de clicar no botão Voltar.
  • Recarregar – Basicamente atualiza a página para mostrar as alterações feitas.
  • Selecionar tudo – Seleciona todos os arquivos e pastas no campo No. 6.
  • Unselect All – Desmarque todos os arquivos e pastas no campo No. 6.
  • Ver Lixo – Mostra a pasta Lixeira. Todos os arquivos excluídos vão para lá.
  • Esvaziar Lixeira – Limpa a pasta Lixeira. Disponível apenas quando se visualiza a pasta Lixeira.File Manager

O último campo relacionado à navegação que vale a pena mencionar é o campo de Pesquisa marcado com o número 2. No menu suspenso, você pode selecionar para procurar entre Todos os seus arquivos ou dentro de uma determinada pasta (diretório atual ou public_html são o restante Opções). Ao lado do menu suspenso, você tem que escrever uma palavra-chave que você está procurando e depois de clicar em Ir, os resultados da pesquisa serão exibidos para você com todas as informações necessárias sobre onde esse arquivo está localizado (clique duas vezes no arquivo em O campo de resultado da pesquisa para ir imediatamente para esse local).

Step 3 — Using file management features

File Manager

Vamos passar por todas as características vistas no campo n º 1. Antes disso, gostaria de mencionar que a maioria dessas características também são acessíveis clicando com o botão direito do mouse em um arquivo específico ou pasta.

Arquivo

Cria um novo arquivo na pasta atualmente selecionada. Depois de clicar, aparece esta janela:

File Manager

Aqui você pode escrever um Novo Nome de Arquivo (nós escolhemos criar um arquivo index.php) e escrever um caminho para onde você gostaria que esse arquivo fosse criado (por isso, eu recomendo selecionar a pasta de destino antes de criar o novo arquivo) . Depois de clicar em Criar Novo Arquivo, ele aparecerá na pasta selecionada:

File Manager

Pasta

Funciona exatamente da mesma forma que a função File, neste tutorial escolhemos criar um TestFolder:

File Manager

File Manager

Copiar

Copia o arquivo selecionado. Na janela que aparece, você pode escrever um destino onde você deseja que o arquivo a ser copiado para, optamos por copiar o arquivo recém-criado index.php para a pasta recém-criada TestFolder:

File Manager

File Manager

Mover

Funciona exatamente como a função Copiar, a diferença é que o arquivo é removido do local inicial de onde foi movido.

Upload

O recurso Principal usado para fazer o upload de arquivos para o Gerenciador de Arquivos. Escolha a pasta onde deseja que os arquivos sejam carregados de antemão e depois de clicar em Upload, selecione os arquivos do seu computador que você deseja carregar:

File Manager

Depois de selecionar o arquivo, ele será automaticamente carregado e uma nova mensagem de confirmação aparecerá:

File Manager

Clique no botão Voltar … para voltar para a pasta em que estava antes. O arquivo recém-carregado aparecerá na pasta que você enviou para:

File Manager

Download

Baixe a Pasta selecionada para o seu computador:

File Manager

File Manager

Delete

Remove o arquivo selecionado (move-o para a pasta Lixeira por padrão, isso pode ser evitado marcando a caixa de seleção Ignorar o lixo e excluir permanentemente os arquivos):

File Manager

File Manager

Restaurar

Restaura o arquivo “removido” da pasta Lixeira. Para usá-lo, você deve estar na pasta Lixeira

File Manager

Clique no arquivo que você deseja restaurar e o botão Restaurar ficará ativo:

File Manager

O arquivo restaurado aparecerá novamente na pasta da qual foi removido:

File Manager

Editar / Editor de código / Editor de HTML

Todos esses recursos são projetados para editar seus arquivos. Nós não entraremos em detalhes sobre como usá-los neste tutorial, mas você pode brincar com eles para ver qual deles combina melhor com você.

Permissões

Usado para editar suas permissões de arquivo. IMPORTANTE! Recomendamos não fazer nada com isso, a menos que você esteja absolutamente certo do que está fazendo, porque definir as permissões erradas aos arquivos pode causar problemas com seu site. Aqui escolhi editar meu arquivo index.php. Depois de fazer as alterações, você pode salvá-las clicando em Alterar permissões:

File Manager

Visualizar

Simplesmente visualiza o arquivo (por exemplo, abre uma imagem) ou seu conteúdo (no caso de ser um arquivo de texto / código).

Extrair/Compactar

Usado para comprimir um arquivo ou pasta escolhido em um arquivo e, posteriormente, extraí-lo, se necessário. Tudo isso é feito localmente no Gerenciador de Arquivos. Basta selecionar o arquivo que deseja compactar e clicar em Comprimir. Uma nova janela aparecerá onde você precisa selecionar as configurações de compactação, bem como o nome do arquivo compactado:

File Manager

O arquivo comprimido aparecerá na pasta escolhida, aqui você pode extraí-la também:

File Manager

Confirme a extração clicando no botão Extrair arquivo (s):

File Manager

Configurações

O recurso final é o recurso Configurações marcado com o No. 4:

File Manager

Depois de clicar nele, uma nova janela aparecerá:

File Manager

Aqui marcado com o retângulo, você pode escolher uma pasta padrão para abrir assim que abrir o Gerenciador de Arquivos (Eu gostaria de especificar que a opção Raiz do Documento permite que você escolha um dos domínios da conta do cPanel para ser aberto, por exemplo, você pode Escolher abrir um dos domínios Add-On).

Mostrar arquivos ocultos (dotfiles)

Isso permitirá que você veja arquivos ocultos entre seus arquivos normais (recomendamos esta opção se você deseja editar, por exemplo, seu arquivo .htaccess). Depois de escolher esta opção, o arquivo ficará visível em nossa pasta public_html:

File Manager

Desativar as caixas de diálogo de verificação de codificação de caracteres

Quando você edita um arquivo com EditarEditor de Codigo ou Editor de HTML, uma janela aparecerá para confirmar a codificação de caracteres do arquivo. Esta opção desabilita essa janela.

Conclusão

Neste tutorial, você aprendeu a gerenciar adequadamente seus arquivos e pastas usando o software Gerenciador de Arquivos do cPanel. Esperamos que este tutorial o tenha ajudado a compreender o básico e o seu uso. Desejamos-lhe boa sorte!

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo